segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Isenção pro Novo X Incentivo pra troca do Antigo

Governo dá isenção de IPI pra compra de Carros e Motos, as montadoras estão fabricando "a todo vapor", as consecionárias estão vendendo como nunca!
Mas... segundo o site do DENATRAN, até o final de setembro de 2009 foram vendidos mais de 2 Milões de carros no Brasil, que em 2008 ja contava com uma frota de mais de 55 Milões de veículos. No geral o Brasil fechou o ano de 2009 com quase 60 Milões de carros nas ruas!
Mas você deve estar se perguntando, onde eu quero chegar com isso!?
Bem, o que eu quero mostrar é que o Brasil ja conta com uma frota monstruosa de de carros "velhos". Somando os carros com mais de 10 anos (fabricados até 31/12/09) são mais de 28 Milhões de veículos.
Porém, dar isenção e insentivar a compra de carros novos, não tira os velhos das ruas.
Aumenta a frota, Aumenta os congestionamentos, Aumenta a poluição e emissão de gases poluentes na atmosfera.
O que falta não é insentivo pra que se compre mais e mais carros novos, mas sim que se tire das ruas os mais velhos que poluem mais.
A exemplo de Portugal que paga em torno de 1250 euros pra veiculos que eles chamam de "Veiculos de Fim de Vida" ou VFV, para maiores informações tem o site da ValorCar.
Ah... Vale ressaltar que o Fiat Punto em Portugal custa 14.990 euros, e pela propria Fiat o dono de um VFV pode receber até 3000 na compra do Punto, ou seja, seu carro usado vai valer 20% do valor do carro novo.
No Brasil o Fiat Punto está custando em torno dos R$36.000, se nos basear-mos nos mesmos 20%, então um carro usado na troca pelo Punto 0Km valeria por volta de R$7200, o que com certeza seria um ótimo incentivo para troca do carro usado pelo Novo.



Vale o escrito.

Nenhum comentário: